
O Firefox permite a configuração de seu funcionamento por meio da caixa de diálogo Ferramentas / Opções. No entanto, embora muitas modificações sejam possíveis a partir de lá, há inúmeras outras possibilidades de customização por outros caminhos. O navegador da Fundação Mozilla armazena as preferências do usuário no arquivo prefs.js, localizado no diretório raiz do nosso perfil de usuário. A informação do nosso perfil se localiza em uma pasta que terá uma localização similar a C:\Documents and Settings\
Ao localizar a pasta, você encontrará o arquivo prefs.js dentro dela. Nele estão guardadas todas as preferências que configuramos por meio da caixa de diálogo Opções. Este arquivo se reescreve novamente cada vez que se fecha o Firefox, por isso qualquer mudança feita nele pode ser percebida na próxima vez que o navegador for aberto. Com o objetivo de conservar as mudanças, podemos utilizar no seu lugar o arquivo user.js, que utiliza o mesmo formato e cujas configurações têm preferência sobre as do prefs.js. Além disso, o Firefox nunca o modifica, portanto suas modificações feitas manualmente não serão perdidas. O user.js não existe automaticamente, mas é possível criá-lo com qualquer programa de edição ASCII, como o bloco de notas.
Porém, devemos levar em conta que as configurações modificadas em user.js são transportadas pelo Firefox para o prefs.js. Portanto, se no futuro desejarmos desfazer uma mudança no user.js deveremos fazê-lo também no prefs.js (com o Firefox fechado).
Existem mais de 1.000 parâmetros que podem ser modificados no arquivo user.js. Se você quer saber quais são, simplesmente escreva o endereço about:config na barra de navegação do browser. Será exibida uma lista com todos os parâmetros, mostrando o nome, estado, tipo de dado e valor designado para cada um. Os parâmetros com um valor estabelecido pelo usuário aparecem com outra cor. Em geral, os nomes são suficientemente descritivos. Os parâmetros podem ser modificados diretamente sobre a página mostrada ao escrever about:config clicando sobre eles com o botão direito do mouse. Seu funcionamento lembra ligeiramente o do Registro do Windows.
A verdade é que a organização destes parâmetros na página about:config é um desastre. Para pôr ordem e encontrar o que procura mais facilmente, você pode baixar gratuitamente em addons.update.mozilla.org/extensions/moreinfo.php?id=461 a extensão para o Firefox chamada Preferential. Uma vez instalada, é acessada a partir de Ferramentas / Advanced Preferences.
De todas as configurações enco ntradas na net, as que realmente se vê o resutado prometido estão nestes dois tutoriais:
-Faça seu Firefox ficar até 300% mais rápido
-Reduzir a utilização de memória RAM 10MB quando Firefox é minimizado
Mas o chato é fazer estas configurações manualmente, toda vez que formata o(um) PC. Principalmente técnicos, que nem tem como fazer estas modificações, por falta de tempo, eu fiz um arquivo "prefs.js", já com as modificações dos tutoriais acima, que é só substituir no diretório con forme tutorial abaixo e pronto. Tutorial:
Baixe o Firefox aqui, instale.
Execute, e feche(quando executa pela primeira vez ele cria o diretório que iremos usar)
Configure as pasta para exibir arquivos ocultos.
Ai é só entrar nos seguintes diretórios e substituir o arquivo "prefs.js" existente por este do link abaixo:
Windows Vista e 7 - C:\Users\Administrador\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\vw4t0xba.default
Windows XP - C:\Documents and Settings\Administrador\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\kr74nrqj.default
OBS: Onde esta Administrador, é o nome do usuário do PC
Nenhum comentário:
Postar um comentário